sexta-feira, 28 de agosto de 2009

MOTIVAÇÃO NO TRABALHO

Estamos vivendo uma época de transformação no mercado de trabalho, com os altos índices de desemprego, com a globalização e a alta competitividade, verificamos que surge uma nova modalidade no preparo de profissionais que estão à procura de uma nova oportunidade. Esta transformação está aliada a alguns fatores básicos necessários a eficácia destas mudanças como por exemplo, o nível de motivação, a educação continuada, visão do futuro, competência, canalização de esforços e eficácia na comunicação.


É um grande erro pensar que o que motiva os funcionários é o dinheiro, pesquisas mostram que isto é uma motivação passageira, pode durar no mínimo uma semana e no máximo dois meses. Em outras empresas as pesquisas revelaram que, onde o salário era bem acima da média de mercado, o grau de motivação era baixíssimo, sendo até muito menor do que em outras empresas onde os salários eram bem inferiores. As pesquisas ainda indicaram que, um funcionário motivado pode render até 60%, enquanto que um funcionário desmotivado utiliza apenas 8% da sua capacidade de produção.


Cada ser humano motiva-se por razões diferentes, estas razões dependem de vários fatores pessoais, aliado a cultura interna da empresa, o interesse pelo funcionário, que hoje é visto muito mais como “colaborador” do que como apenas um empregado, aquilo que a empresa oferece como por exemplo à oportunidade de crescimento profissional, participação, estabilidade, desenvolvimento profissional, integração e acesso a novas tecnologias.


Hoje a uma mudança na filosofia das empresas, porque elas precisam cada vez mais de funcionários motivados, felizes e orgulhosos, em contra partida terão uma alta produtividade, maior qualidade, valorização e conseqüentemente uma maior lucratividade.


Lembre-se, muito mais que oportunidades devemos ficar atentos às transformações que acontecem no mercado de trabalho mundial, dizer que não temos possibilidade de acompanharmos estas mudanças, é pura desculpa e acomodação, pois com os instrumentos e recursos que temos a disposição, isto parece até brincadeira, hoje basta querer e estar motivados.


Amauri Levinski, é escritor, conferencista e especialista em treinamentos e consultorias nas áreas de motivação, criatividade e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário